WhatsApp

11 9.8359-5149

Endereço

Unidade Bela Vista: Rua Cincinato Braga, 37 cj 92 Centro Médico Pró Matre

Unidade Tatuapé: Rua Nestor de Barros, 116 cj 86 Jardim Anália Franco

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Inflamação na próstata pode causar infertilidade

Além das bactérias, sexo sem proteção também pode ser uma causa de inflamação na próstata, ou prostatite (foto: Blog.letstalkhealth.com/Reprodução)

Além das bactérias, sexo sem proteção também pode ser uma causa de inflamação na próstata, ou prostatite (foto: Blog.letstalkhealth.com/Reprodução)

A prostatite é comum em homens com menos de 50 anos e deve ser tratada o quanto antes

Infertilidade é um problema bastante comum. A estimativa é que 15% dos casais descobrem que precisam de ajuda especializada para ter um bebê. As causas podem estar relacionadas tanto ao homem (40%) quanto à mulher (40%), bem como estar associadas ao casal de forma não muito clara (20%). De acordo com o urologista Arnaldo Cividanes, do hospital Saha, em São Paulo, as infecções do trato genital masculino representam um importante fator reversível da infertilidade, atingindo até 12% dos homens inférteis. “A prostatite, que é um tipo comum de inflamação na próstata, está incluída num grupo de problemas de saúde pouco compreendidos, mas que, uma vez tratados, é possível restaurar a função reprodutiva”, esclarece o médico.
O especialista lembra que a inflamação na próstata é o problema mais comum em homens com menos de 50 anos. De modo geral, essa condição impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes. “A prostatite pode ter causa infecciosa ou não infecciosa. Pelo menos 10% dos homens adultos serão diagnosticados com esse tipo de inflamação ao menos uma vez ao longo da vida, sendo que em alguns indivíduos ela pode ser recorrente”, alerta Arnaldo Cividanes.
O médico explica que, por meio de exame clínico, é possível identificar desde uma simples inflamação até sintomas urológicos mais graves. “Dor na região gênito-retal está sempre presente, em maior ou menor intensidade. Mas também há sintomas associados ao trato urinário, como ardor ao urinar, aumento de frequência de micção e sintomas de obstrução. Febre alta, tremores, hipotensão, retenção urinária aguda e até septicemia podem ocorrer na prostatite aguda, requerendo internação em UTI”, diz o urologista.
Segundo o especialista, qualquer bactéria que entrar no trato urinário pode causar uma inflamação na próstata. “Porém, a causa mais comum é por meio de relação sexual desprotegida, quer seja vaginal ou anal. Essa forma de transmissão da doença é mais comum em pacientes acima dos 50 anos, devido a menor atividade fisiológica da próstata. Por isso, a primeira dica para evitar a prostatite é usar preservativo sempre”, esclarece Cividanes.
clinicaromano

Open chat